O Jardim da República, em Santarém, encheu-se de curiosidade científica na noite de 26 de setembro, quando o IPSantarém participou, pela primeira vez, na Noite Ibero-americana de Investigadores – uma iniciativa da Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) que aproxima a ciência de toda a comunidade e se articula com a Noite Europeia dos Investigadores.
Estúdio IA: Desenha & Descobre
O Polo de Literacia Digital e Inclusão Social marcou presença com a atividade “ESTÚDIO IA: DESENHA & DESCUBRE – Literacia de IA em 3 minutos”, pensada para crianças dos 6 aos 12 anos e respetivas famílias.
Durante toda a noite, dezenas de participantes fizeram um desenho em apenas 20 segundos num tablet. De imediato, um sistema de inteligência artificial tentava adivinhar o que tinha sido desenhado e exibia o resultado num ecrã.
Seguiu-se uma breve conversa para explicar como a IA aprende a partir de milhares de exemplos e porque é que, por vezes, acerta e outras falha.
A atividade foi rápida, divertida e segura, não recolhendo qualquer dado pessoal, e despertou a curiosidade de miúdos e graúdos para os mecanismos de aprendizagem das máquinas.
A dinamização contou com a participação dos membros integrados Ana da Silva e Filipe Madeira, que conduziram as experiências e responderam a perguntas de crianças e adultos sobre inteligência artificial e o seu impacto no dia a dia.