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Contexto

A transição da escola para a vida profissional é um dos momentos mais desafiantes da vida. O mercado de trabalho competitivo e imprevisível exige que os jovens sejam qualificados, mas também capazes de se adaptarem aos problemas societais contemporâneos e futuros.

Os jovens em formação não têm conhecimentos e experiência suficientes para decidir se trabalhar por conta própria é uma escolha profissional adequada. Portanto, o ensino profissional e técnico precisa fornecer aos indivíduos as habilidades ocupacionais necessárias, considerando as demandas do mundo dos negócios. Este projeto centra-se em ajudar os estudantes de EFP a adquirir uma compreensão suficiente do empreendedorismo, visando temas como a sustentabilidade e a economia circular. Isto irá aumentar as suas capacidades de resolução de problemas e encontrar soluções significativas para problemas profissionais.

Objetivos

Os parceiros visam desenvolver recursos educativos abertos dos REA/ferramentas e recursos educativos baseados nas TIC para:

1. Apoiar os professores de EFP na oferta de experiências de aprendizagem mais envolventes aos jovens

2. Facilitar aos aprendizes/estudantes do EFP o reforço das principais competências transversais necessárias ao mercado de trabalho atual

O projeto aborda a necessidade de uma força de trabalho mais resiliente, consciente e informada sobre o que é sustentabilidade e como fazer escolhas sustentáveis. Para serem proativas no seu apoio às PME verdes, têm de estar cientes do funcionamento da economia circular. Neste contexto, as competências empresariais são utilizadas como catalisadores de um conjunto mais vasto de competências exigidas pelo mercado de trabalho real e que já foram formalizadas por outras instituições a nível da UE.

Duração 24 meses,  01/11/2021 a 01/11/2023

Site: ceevet.eu
FBCE-E VET project
ID 2021-1-RO01-KA220-VET-000032984

Impacto

Para preparar os alunos para a sua iniciação no mercado de trabalho, nós, as escolas de EFP (ou as que apoiam os professores de EFP no seu processo de aperfeiçoamento) temos de melhorar e atualizar constantemente as competências, de modo a ir ao encontro das necessidades dos alunos. As competências do pessoal da escola são fundamentais neste processo. Os professores têm de atualizar constantemente as suas competências e ajudar os seus alunos a competir tanto no mercado de trabalho como na vida.

O projeto, na sua abordagem geral ao empreendedorismo e à melhoria das competências, baseia-se também numa panorâmica do Education and Training 2020 (EF 2020): «O mercado de trabalho está em constante evolução. As aptidões, competências e qualificações de que as pessoas necessitam mudam ao longo do tempo. Para fazer face a estas mudanças, as pessoas têm de estar equipadas com uma variedade de competências básicas, incluindo literacia, numeracia, línguas estrangeiras, ciências e competências digitais.” 

Resultados

Criar um quadro de competências claro e abrangente que combine competências transversais, empresariais e ecológicas necessárias ao mercado de trabalho real, necessárias aos educadores de EFP para impulsionar a preparação dos seus alunos.Conceber e testar um programa de desenvolvimento profissional para educadores de EFP, a fim de melhorar a sua preparação, a fim de promover a sua capacidade de apoiar os estudantes de EFP no desenvolvimento de competências selecionadas.Criar a biblioteca de EFP do CE-E, composta por REA e materiais prontos a usar que os educadores de EFP podem utilizar para promover as competências de empregabilidade dos alunos de EFP.

Melhores práticas e competências para os alunos

Os parceiros estudaram e analisaram diferentes quadros de aptidões e competências a nível da UE, a fim de criar uma lista das aptidões e competências de que o mercado de trabalho necessita. A lista foi depois validada com diferentes especialistas e está agora disponível no sítio Web do projeto.

 

 

 

Manual para  Formadores

A segunda ferramenta criada pelos parceiros é o MANUAL PARA EDUCADORES VETERINÁRIOS VERDES E RESILIENTES. Os conteúdos são úteis para educadores e formadores que precisam de saber mais sobre economia circular e competências empresariais VERDES.

O manual está disponível no site do projeto e no site dos parceiros.

Saiba mais no seguinte link: CE-E VET MANUAL PARA EDUCADORES

 

Biblioteca

Os parceiros estão agora a trabalhar na produção da biblioteca de EFP CEE, composta por materiais prontos a usar (microaulas, textos, jogos, materiais de leitura, exercícios, apresentações, infografias…) que os professores de EFP podem associar a qualquer aula ou aula sobre conceitos-chave que englobam sustentabilidade, competências empreendedoras, responsabilidade. Os diferentes recursos são apresentados em diferentes formatos para permitir que os professores tenham uma variedade de ferramentas diferentes que podem ser facilmente associadas a qualquer aula ou atividade.

Clique aqui para aceder à biblioteca

Reunião de arranque / Iasi

Os parceiros reuniram-se em Iasi, na Roménia, nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2022. A reunião foi utilizada para iniciar o projeto, conhecer os parceiros e saber mais sobre o projeto.

Formação para parceiros e educadores / Santarém Portugal

Nos dias 12, 13 e 14 de julho de 2022, os sócios tiveram a sua formação interna em Santarém. Eles aprenderam mais sobre TIC na educação, sustentabilidade e outros elementos que fazem um bom educador hoje.

Reunião de parceiros / Saragoça, Espanha  

Nos dias 12 e 13 de dezembro de 2022, os parceiros reuniram-se em Saragoça, para avaliar o 1º ano do projeto. Analisaram o trabalho concluído até agora e anunciaram o próximo semestre do consórcio.

Reunião de parceiros / Adana, Turquia

No dia 24 de maio de 2023, os parceiros reuniram-se em Adana, na Turquia. Durante a reunião, os parceiros analisaram os produtos e finalizaram o trabalho na plataforma..

Última reunião de parceiros / Iasi, Roménia

No dia 16 de novembro de 2023, os parceiros reuniram-se em Iasi, na Roménia. Durante a reunião, os parceiros fizeram um balanço da realização do projeto.

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